Projeto público-privado que teve ajuda de inúmeras empresas e profissionais. Fizemos o projeto e o escritório do Athié Wohnrath além de colaborar, também executou a obra em tempo recorde. Outro colaborador muito importante foi o artista Kobra, mundialmente conhecido por seus grandes painéis, fez grandes intervenções artísticas.
Estivemos em São José dos Campos na Escola Estadual João Cursino e notamos algumas reformas que poderiam ser feitas.
Durante a visita à escola, foi nos apresentado a ideia de deixarmos a fachada mais atrativa, tendo em vista que ela fica localizada em uma avenida muito conhecida do município e é vizinha de outras escolas e universidades.
Enquanto visitávamos, notamos que faltava uma área de descompressão para os alunos.
Mas o que seria uma área de descompressão?
É um espaço oferecido para que os alunos se desconectem e aproveitem um tempo para relaxar e aliviar o estresse, fazendo com que voltem às suas atividades mais concentrados e revigorados.
Observamos que tinha uma área externa super bacana, bem conservada e que só precisaria de um toque, e foi aí que decidimos trazer o verde e a madeira para criarmos a área de descompressão dos docentes.
E foi assim que surgiu a proposta de revitalização da Escola Estadual João Cursino da cidade de São José dos Campos, em parceria com a Dirigente Bia, juntamente com a direção, alunos e docentes que foram relatando seus desejos e nos ajudando a filtrar tudo isso e transformar nesse incrível projeto.
A aplicação dessa metodologia pode ajudar os alunos nos seguintes aspectos:
Buscar a interdisciplinaridade, realizando desta forma conexão entre o conteúdo de sala de aula e aplicação prática;
Construir conhecimento consciente e reflexivo sobre os assuntos propostos;
Compartilhar saberes e desenvolver pensamento crítico;
Construir e desenvolver competências e habilidades necessárias ao século XXI, aumentando assim a chance do estudante estar mais bem preparado para o mercado de trabalho;
Aumentar a participação de alunos e professores em feiras e eventos, mantendo contato assim com o que há de mais novo em pesquisa;
Transformar e ressignificar espaços não formais, assim como fazer o mesmo com o mobiliário escolar à disposição.
Buscar uma mudança na maneira de resolver problemas, utilizando novos métodos;
Incentivar alunos a criar e aplicar suas criações por meio de experiências.
Projeto de revitalização para Escola Estadual Professora Lâmia Del Cistia.
Salas de aulas diferentes, com cores vivas e salas de reuniões com paredes de vidro, com intuito de integrar ambientes.
Espaços aconchegantes em escolas públicas? Está mais do que na hora de revermos nossos conceitos sobre arquitetura escolar, rever materiais para deixar projetos exequíveis seja para pequenos, municípios, estados ou para tenhamos investimento privado.
Projetamos uma Sala de leitura, indicamos cores que estavam no escopo mas executado de forma diferente, não fugimos da paleta proposta, mas mexemos na disposição das cores.
Por que todos os auditórios ou teatros de equipamentos escolas precisam ser sem graça?.
Nossa proposta, localizado em uma escola de 1 ao 5 ano, foi trazer corres, utilizando puffs ( material reciclado e criatividade).